A Comissão de Desporto e Qualidade de Vida da Câmara Municipal de Natal retomou os trabalhos nesta segunda-feira (4) após o recesso parlamentar. Na reunião, os vereadores aprovaram um projeto de lei e designaram relatoria para outras duas matérias relacionadas ao esporte e lazer na capital potiguar.
Um dos destaques foi a aprovação do Projeto de Lei nº 748/2023, de autoria do vereador Herberth Sena (PV), que reconhece a relevância do Beach Tennis como prática esportiva e de lazer no município do Natal. O vereador Tércio Tinôco (União) relatou a proposta.
“Hoje o Beach Tennis já é uma realidade em diversos bairros da cidade. Essa regulamentação vem para incentivar ainda mais a prática diária desse esporte que cresce a cada dia. Parabenizo o vereador Herberth Sena pela iniciativa”.
Presidente da Comissão pelo terceiro ano consecutivo, o vereador Luciano Nascimento (PSD) destacou o papel do esporte como ferramenta de transformação social.
“O esporte educa, disciplina e é essencial para tirar jovens da vulnerabilidade. Nossa comissão voltou zerando a pauta, debatendo projetos importantes. Precisamos unir esforços entre Câmara e Prefeitura para fortalecer essas ações visando os atletas de alto rendimento em nossas comunidades”.
A vereadora Samanda Alves (PT) também reforçou a importância de políticas públicas para o incentivo à prática esportiva. Ela anunciou que protocolou uma audiência pública para discutir a criação de um projeto de lei que garanta incentivo fiscal ao esporte no município.
“Nosso mandato protocolou esse debate e encaminhou ao prefeito a sugestão para que ele envie um projeto com esse objetivo. Já conseguimos garantir 0,5% do orçamento fiscal do município para essa finalidade — o que representa cerca de R$ 5 milhões. Agora queremos assegurar que esses recursos sejam efetivamente aplicados, beneficiando quem pratica esporte em Natal”.
A reunião contou ainda com a presença dos vereadores Irapoã Nóbrega (Republicanos) e Cleiton da Policlínica (PSDB).
Texto: Phablo Galvão
Fotos: Francisco de Assis