A Câmara Municipal de Natal realizou nesta quarta-feira (20) sessão solene em homenagem ao Dia do Maçom, por proposição do vereador Kleber Fernandes (Republicanos). A cerimônia reuniu representantes das quatro potências maçônicas no RN e reconheceu pessoas com destacados trabalhos na ordem.
Em sua fala, Kleber Fernandes destacou a importância da maçonaria na história e no presente do país. “A maçonaria esteve presente nos momentos históricos do nosso país, desde a independência do Brasil, a libertação dos escravizados e a proclamação da República. No mundo inteiro, exerce um papel iniciático, filosófico e filantrópico, pregando liberdade, igualdade e fraternidade desde os seus primórdios. É uma instituição que merece ser enaltecida pelo trabalho que desenvolve”, afirmou o parlamentar.
Foram homenageados Leonardo Brandão da Cruz Lira, iniciado em 2018 na Loja Dr. Pedro Germano da Costa e atualmente vice-presidente do Tribunal Eleitoral Maçônico (GOB/RN); Albérico Batista da Silva, auditor fiscal do trabalho aposentado, maçom desde 1959, com atuação em diferentes lojas, como a Trabalho e Fraternidade (Caicó) e a Universitária Mário Vilar de Melo (Natal); Everaldo Francisco do Nascimento, maçom desde 1990, com uma trajetória de dedicação à Grande Loja do RN (GLERN), onde já exerceu diversos cargos e é detentor do grau 33, o mais elevado da maçonaria; e José Rodrigues da Silva, iniciado em 2008, fundador da Loja Obreiros de Santos Reis (GORN-COMAB), atual secretário adjunto de Liturgia e Ritualística e conselheiro do Ilustre Conselho Geral do GORN-COMAB.
Com 66 anos de vida maçônica, Albérico Batista recebeu a homenagem com emoção. “Feliz como sempre. A maçonaria realiza seus princípios, pratica a solidariedade, respeita direitos, busca a igualdade e prega liberdade, justiça e fraternidade. É uma honra e uma satisfação receber essa deferência”, afirmou. O homenageado Everaldo Francisco também ressaltou o impacto da ordem em sua vida pessoal e familiar. “A maçonaria ensina a ser ético, profissional dedicado, bom pai, bom marido, bom avô. Isso se reflete na minha família, que se espelha nas minhas ações como cidadão”, exemplificou.
Representando o Grande Oriente do Brasil no RN (GOB-RN), o grão-mestre Osmar Oliveira lembrou o simbolismo da data. “É gratificante ter da Câmara Municipal, todo ano, essa homenagem ao Dia do Maçom. A maçonaria trabalha sempre para construir uma sociedade igualitária, fraterna e livre, contribuindo para edificar um edifício social mais justo e perfeito”, agradeceu.
O vereador Pedro Henrique (PP) também participou da sessão solene.
Texto: Ilana Albuquerque
Fotos: Verônica Macedo